ORIGEM DAS NACOES. Sem, Cam e Jafe

Publicado a partir do BlackBerry para o WordPress.

Você é descendente de um destes.

Na visão bíblica todas as etnias da Terra descendem dos três filhos de Noé:
SEM, CAM e JAFÉ

A mídia divulgou amplamente a suposta declaração de um pastor, pintando de preto a pele os descendentes de Cam. A mídia atribuiu ao pastor a tese de que os africanos são o povo alvo da maldição de Noé. Esta noticia polarizou reações contra e a favor do pastor, causando divisões até mesmo na Igreja Evangélica.
Quanto a mim, tão somente vou me aproveitar do momento para expor o que a Bíblia pensa a respeito. Este sim, é o assunto que realmente interessa. Alimentar os monstros do partidarismo não é minha função.
Quanto aos adversários Políticos e Religiosos, que se mordam. Se nesta briga não sobrar ninguém, nos farão um grande favor. Favor ainda maior farão abandonarem o partidarismo e seguirem apenas a Jesus.

- JAFÉ: Gn 10:2: Gomer, Magogue, Tubal, Meseque.
*Território de Jafé: Estes ocuparam um território mais ao norte, que, mais tarde, se tornou conhecido como União Soviética. Gn 10:30.
*A Rússia já se candidatou a posição de regente do mundo. Obviamente ficou um foco desta ambição, que será usada para os atrair ao Armagedom.
No texto a seguir, Ezequiel fala de Ros, Mezeque e Tubal, componentes do bolo dos descendentes de Jafé. Eles fazem parte do conglomerado de nações que disputara a supremacia sobre as Terras de Sinar e do resto do mundo, algo que foi prometido a Israel.
Ez 38:4: Far-te-ei que te volvas, porei anzóis no teu queixo e te levarei a ti e todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos de armamento completo, grande multidão, com pavês e escudo, empunhando todos a espada (Leia os outros versos).

- CAM: Gn 10:6: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
*O território de Cam: Formado a partir de Babel ou Babilônia, o atual Iraque. Ninrode ficou conhecido como um caçador de poder e não de animais, e liderou este processo de colonização. Ninrode chegou a ser escolhido como um tipo do anti cristo, que também será um caçador de poder.
*Gêneses 10:9-11: O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Daquela terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá. A Terra de Sinar, de designação incerta, parece um termo genérico para Canaã e Babilônia.
*Cuxe, um dos filhos de Cam, se aproximou da África, que fica ao Sul de Israel e faz fronteira com o Egito. Acreditam os especialistas que foi ele o responsável pela colonização do continente africano:
Gn 10:19. E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.

O motivo da maldição de Cam, foi a sua vontade de ver a nudez de seu pai, algo que ainda não fora proibido por Moises, o qual nem existia, na época. Há quem defenda a tese de ser ele o primeiro homo afetivo, ato, que segundo a lei Mosaica recebe pena de morte. Lv 20:13: “Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles”. A pena de morte é defendida
por Moises em vários textos.
Atribuir a cor da pele como o sinal desta maldição é um chute teológico.

- SEM:
Gn 10:22. Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. Do nome de Sem, veio o termo Semita, que designa mais especificamente o sangue judeu.
*Salomão, Rei de Israel, teve um caso com a Rainha da Etiópia, provavelmente uma negra. Se ele cresse que havia alguma maldição na cor da pele, não se aproximaria tanto dela.
Sabemos hoje, que há inúmeros judeus na Etiópia, de pele escura, que para lá migraram depois da última dispersão dos judeus.
*O Território de Sem: Gn 10:30. E habitaram desde Messa, indo para Sefar, montanha do Oriente. Esta passagem bíblica da aos judeus uma região mais ampla do que aquela que ocupam agora.
Sem é considerado o pai de todos os filhos de Héber, seu bisneto (v.25): os israelitas são descendentes de Héber, por isso chamados hebreus (Gn 14:13). Os árabes possuem uma descendência judaica, mas não como descendentes de Sem, pois, como filhos de Abraão com a escrava e não com a esposa.

Este mapa mostra como alguns dos escritores mais recomendáveis expõem a ação colonizadora dos filhos de Noé. Eles se espalharam pelo mundo e formaram as diversas etnias existentes em nosso planeta.

Esta informação está principalmente em Gêneses 10

Mapa-descendentes-de-Noe

Se você desejar ir mais fundo, basta seguir árvores genealógicas como esta e chegará lá.

Noé, Sem, Cão e Jafé.  Os filhos de Jafé foram: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. E os filhos de Gomer: Asquenaz, Rifate, Togarma. E os filhos de Javã: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim. Os filhos de Cão: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. E os filhos de Cuxe eram: Seba, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; os filhos de Raamá: Sebá e Dedã. E Cuxe gerou a Ninrode, que começou a ser poderoso na terra. E Mizraim gerou aos ludeus e aos anameus e aos leabeus e aos naftueus, E aos patruseus e aos caslueus (dos quais procedem os filisteus) e aos caftoreus.
1 Crônicas 1:4-12