Os 3 apelos de Jeremias

O primeiro apelo a Israel

TEXTO: Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Convertei-vos, e  tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações;
Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, eu, o SENHOR, lhe responderei por mim mesmo. Ezequiel 14:6-7
COMENTÁRIO: São três os apelos para o arrependimento de Israel feitos antes da queda de Judá (Veja os demais em 18:30 e 33:11). Este foi dirigido aos anciaos, o grupo que representava todo o povo, fazendo com que o apelo pareca ser dirigido a nacao como um todo. 
A tentativa de abordar alguém durante um momento de sofrimento, pode ser uma boa ideia. Jerusalem estava prestes a sucumbir nas maos de Nabucodonozor, e a pressao exercida naquele momento construia um clima favoravel a introspecção e arrependimento.
No processo de restauração de uma nação estão envolvidos instrumentos como o mensageiro, o povo e o indivíduo. Não podemos dar ênfase a nenhum destes, pois se um destes falhar, todos são prejudicados.

 ************************

O segundo apelo a Israel

TEXTO: Ez 18:30: Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. 
COMENTÁRIO: São três os apelos para o arrependimento feitos a Israel antes da queda de Judá (Veja os demais em 14:6 e 33:11). Veja a análise do versículo anterior.
O primeiro foi dirigido a toda a nação, mas este apelo é feito ao individuo. Depois de discorrer largamente sobre a responsabilidade individual e enumerar vários grupos de pecados, Deus fala a cada um dos habitantes de Judá.
Jeová chega ao ponto de oferecer um grande negócio ao povo: Troco um único arrependimento por todos os seus pecados. Vocês me dão o arrependimento e eu lhes dou o perdão de todos os seus pecados. Isto significa o cancelamento de todas as dívidas e a queima de todos os seus arquivos e duplicatas.
*********************
O terceiro apelo a Israel
TEXTO: Ez. 33.11: Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; por que morreríeis, ó casa de Israel? (Versão século 21)
COMENTÁRIO: Sâo três os apelos para o arrependimento dirigidos à Israel antes da queda de Juda (Veja os demais em 14:7, 18:30). Aqui a responsabilidade é posta sobre a pessoa do profeta. Ele é o mensageiro, que em nome de Jeová, fala ao povo sobre a necessidade de se converter ao Senhor, previnindo sobre uma possivel retaliação da parte de Deus.
Ao anunciar a mensagem o atalaia coloca a responsabilidade nas mãos do seu público alvo. Quem ouviu, jamais poderá usar aquela antiga desculpa: – Eu não sabia. Quem avisou jamais será responsabilizado pela morte do impio e o sangue do infrator não lhe será cobrado jamais, muito ao contrario disto, receberá o premio apropriado pela sua fidelidade
Ubirajara Crespo
Anúncios