O uso da uncao com oleo no Novo Testamento

Os Evangelhos não relatam o uso do óleo por Jesus ou por algum de seus apóstolos, mas também não faz uma proibiçao taxativa.

Em todo o Novo Testamento existe uma só menção a este costume. O texto foi escrito por Tiago, mas não em tom de ordenança. Este tom é usado para incentivar e exigir práticas positivas como amor, misericórdia, santidade e domínio próprio.

Tiago 5:14: Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo- o com óleo, em nome do Senhor.

Tiago não afirmou explicitamente que o uso do óleo é um fator determinante para a cura do enfermo. Note também, que as tentativas de atribuir ao óleo um possível poder de curar, não encontra apoio em nenhum outro local das Escrituras.

Tiago fala, porém, do poder representativo dos presbíteros, da importância da confissão, da libertação do jugo do pecado e da oração da cura, ou salvação.

Tiago 5:15: E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Interessante, como nenhum dos usos veterotestamentários do óleo (ordenação sacerdotal, consagração de objetos e locais) são recomendados no Novo Testamento. Note também, que o único uso neotestamentário do óleo não é recomendado no Antigo Testamento.
Resta ainda determinar o significado correto da expressão: “Salvará o enfermo”. Alguns acham que tem a ver com salvação eterna, e outros afirmam que tem a ver com a cura do corpo. Particularmente eu acho que tem a ver com estas duas hipóteses, sendo Deus, jamais nós, quem determina quando, como e onde cada pessoa morrerá. Opinião reforçada por outros textos bíblicos, entre eles o Salmo 139 lemos que todos os nossos dias foram contados.

Não me parece recomendável ungir fechaduras para evitar que os demônios entrem na casa, estátuas e monumentos dedicados a entidades demoníacas sem que estejamos dispostos a evangelizar seus adoradores. Também não precisa jogar óleo no ralo para que o vizinho de baixo não toque musica alta, apenas ore.

No mais, qualquer ritual ganha forca, significado e poder se feito com amor, sendo a fé, a esperança e o amor os fatores decisivos.

Ubirajara

Publicado a partir do BlackBerry para o WordPress.

Anúncios