Uncao a seco ou molhada

Cuidado com ênfases exageradas de um principio biblico. Principalmente quando dadas sem mostrar como, quando e onde pratica-la. Elas sao usadas como cortina de fumaça que esconde mentiras, que ensinadas abertamente seriam indisfarcaveis.

Existe muita seita infiltrada no meio evangélico que mostra para o iniciante, apenas o que o atrai. Igreja de revelação progressiva.

O tema da santidade, por exemplo, abre portas para corações desejosos de Deus, diminui nossas defesas e facilita a evolução para o veneno que vem mais adiante.

O método funciona mais ou menos assim:

Receba a unção!

Mas o que eh unção? Pra que serve? O que ela faz com você? Vai voar, nadar ou saber? Como se ministra uma unção? Vai com óleo ou sem óleo? Quanto tempo demora pra fazer efeito e por quanto tempo este efeito perdura?

Quase ninguém sabe e quanto menos souber, melhor. A ignorância mantém o mistério, e quanto mais misterioso, melhor.

O conhecimento tira a mística, coloca limites, normatiza e aumenta consideravelmente a capacidade de avaliação e analise critica por parte da vitima.

No Antigo Testamento a unção com óleo era feita com o fim de consagrar objetos para o uso exclusivo no Templo e para dedicar sacerdotes e reis.

No Novo Testamento o uso do óleo eh recomendado apenas uma vez em Tiago 5, com o fim de ungir enfermos. No NT não existem textos recomendando a unção de objetos porque agora sao pessoas e não objetos e prédios que serão usados por Deus. Deus usa gente e não coisas. As bugigangas Gospel sao o nosso equivalente ao sal, a erva e a folha de arruda.

Nos enlatados vemos um rótulo ilustrado, enfatizando o sabor, as vantagens e os benefícios do produto. As quantidades de conservantes, assidulantes, sódio, adocicada, etc, estão em letras pequenas.

Assim eh a unção enlatada, que todo mundo compra sem abrir a lata.

Publicado a partir do BlackBerry para o WordPress.

Anúncios