O papismo enfraquecido pelas tendencias religiosas de epoca

Antes de começar uma sinfonia religiosa, precisamos definir se tocaremos a musica que o povo gosta ou a que Deus gosta

Parece que a religiosidade esta em processo de afinação. A renúncia do Papa trouxe muitas especulações, uma delas, de boa fonte, diz que o clero alemão clama pelo inicio da descentralização do governo de Roma. Fala-se também de uma igreja menos estatal e mais universal.

Os católicos caminham, portanto, para a formação de um governo pluralizado. Segundo observadores, esta caminhada já começou. Já me perguntei diversas vezes se as mudanças de forma da Igreja são empurradas por princípios Bíblicos ou puxadas pelas tendências de época.

Entre os evangélicos a centralização e o colegiado se alternam conforme as preferências do grupo. Devemos, no entanto, admitir que há muita soberba e ganância tentando se esconder atrás de nomenclaturas veterotestamentarias, e a mais usada é a Teocracia.

O colegiado foi a forma de governo preferido pela Igreja primitiva. Note que a palavra presbíteros aparece na Bíblia sempre no plural.

Presbítero significa ancião, ou experientes na fé, pois a ambição pelo poder é o tipo de procura que atrai o neófito (1Tm 3).

Um olhar mais cuidadoso nas Escrituras, nos mostrara que no presbitério nem todos eram pastores. Em Antioquia, por exemplo, a liderança era composta de pastores, profetas e mestres (Atos 13: 1-4). Cada um deles era agraciado por dons que os capacitavam a suprir as multiformes necessidades da sua Igreja local.

As narrativas bíblicas mostram claramente a preferência pelo colegiado, mas este não é apresentado em forma de mandamento.

No N.Testamento os mandamentos foram mais usados para incentivar as praticas de vida crista e não para indicar formas rígidas de governo. Atitudes sao mais importantes do que os formatos.

Quando a Igreja luta para somar novos formatos, subtrai atitudes básicas. É assim que o violino toca sintonizado com Deus.

Ubirajara Crespo

Publicado a partir do BlackBerry para o WordPress.

Publicado a partir do BlackBerry para o WordPress.

Anúncios