Quando o apostolado se transforma em Mordaça

At 6:2: “Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas”.

Ao ler este texto, vejo um principio biblico sob um fortíssimo holofote. Baseado nele eu diria que o apóstolo deve ser totalmente voltado para o estudo e ensino da Palavra. Positivamente, a administração eclesiástica não é o seu chao, embora a administração da Igreja não fosse complicada, pois não possuía bens, contas bancárias, estatutos, departamentos e congregações. Era feita apenas de gente. A gestão envolvia mais relacionamentos do que máquinas.

A decisão de instituir os diáconos nasceu de uma falha da Igreja no atendimento aos mais necessitados. No inicio os apóstolos ocupavam todo o espaço e eram suficientes para atender todas as demandas. Isto exigia que acumulassem múltiplas tarefas, tipo “se vira nos 30”. Como era de se esperar, limitações humanas impediam que fossem bons em tudo. Com o acumulo de funções não faziam bem nem uma coisa nem outra.

A saída encontrada foi delegar, buscar novos valores e desmantelar esquemas administrativos centralizadores. A ditadura e a mordaça apostólica foi desmontada na sua origem. A providencia divina levou a Igreja a usar como critério de escolha da liderança os Dons e as qualificações espirituais.

A misericórdia superou o diploma, o amor valia mais do que a eficiência e a fidelidade era importante do que a inteligência. Jesus não disse que o melhor é o maior, mas o mais inocente, o mais despreparado e o menos ambicioso. Quem se encaixaria melhor nesta descrição do que uma criança?

Mat 18:4: Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.

Quem não se fizer como criança, nem sequer tem acesso ao Reino, quanto mais ao Trono. Denominação e Reino não são sinônimos conceituais, ou seja, dirigir uma denominação não significa ocupar a mesma posição no Reino.

Mt 7:22,23: Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

Carteira de Membro ou diploma de Teologia não são suficientes para convencer o Senhor da Seara.

Ubirajara Crespo

Publicado a partir do BlackBerry para o WordPress.

Anúncios