Teofania

Deus já apareceu de muitas forma e você não viu http://sob-nova-direcao.blogspot.com/2013/09/deus-ja-apareceu-de-muitas-forma-e-voce.html

Deus já apareceu de muitas forma e você não viu

“Havia um homem em Zorá, da tribo de Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril, nunca lhe dera filhos. Mas o anjo do Senhor apareceu à mulher e lhe disse: És estéril e nunca deste à luz. Mas engravidarás e terás um filho” (Jz 13:2.3).

Este episódio mostra que a história é cíclica, isto é, ocorrências parecidas com pessoas diferentes. Mais de uma vez seres angelicais aparecem para mulheres estéreis ou não, anunciando o nascimento de crianças que trouxeram livramento para o povo de Deus. Geralmente precediam o início de um novo ciclo da história bíblica. Sara, esposa de Abraão, Manoá e sua mulher e Maria, esposada com José.

Em alguns destes casos ocorreu uma Teofania, nome dado pelos teólogos a uma manifestação divina especial em forma de homem, como interpretou Manoá: E disse à sua mulher: Certamente morreremos, pois vimos a Deus. Cremos que Manoá estava correto ao entender que falara com o próprio Deus, mas não quanto ao fato desta visão ser proibida aos seres humanos, sendo passível de morte que a experimentou. Houve, pelo menos, um precedente do qual deveria se lembrar: Moisés viu a Deus diretamente e alguns dos seus antecedentes o viram da mesma forma como ele viu.

Deus sabe das fraquezas humanas e não se manifestaria a um mortal, espiritualmente despreparado, com o brilho e esplendor que somente poderemos ver quando nossos corpos mortais e degradáveis se revestirem de imortalidade e incorruptibilidade. Jesus, o Verbo de Deus encarnado, andou, viveu e morreu como um mortal. Aquele que é totalmente Deus, se mostrou totalmente homem. O mesmo que subsistia em forma de Deus, tomou a forma de um homem.

Tentar ser como Deus é andar em direção contrária àquela que Jesus andou. Esta orientação foi dada ao homem enquanto ocupava o degrau mais alto da escala biológica já conferida a alguém. Adão, o mais magnífico ser já criado, caiu nesta conversa, acompanhando a terça parte dos anjos e jogando toda a sua descendência no mesmo buraco. Não surfe nesta mesma onda, por mais lisa que sejam as sugestões de Satanás.

Ubirajara Crespo

Anúncios